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Prêmio FEI-INOVA Paula Souza


Prêmio FEI-INOVA

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Cerimônia de premiação do Prêmio FEI-INOVA Edição 2014


Dia 23 de Abril de 2015
às 15:00 h 
Auditório do Centro Universitário da FEI - Campus São Paulo
Rua Tamandaré, 688 - Liberdade
São Paulo - SP


Centro Universitário da FEI. Campus São Paulo


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Resultado FINAL do Prêmio FEI-INOVA Edição 2014


É com muita satisfação que relacionamos abaixo os projetos vencedores do Prêmio FEI-INOVA - Edição 2014.

Além dos premiados com os valores definidos no Edital para os 3 primeiros lugares em cada uma das categorias, a comissão julgadora composta por especialistas externos à FEI e ao CPS, decidiu incluir também um conjunto de projetos homenageados com Menção Honrosa.

Assim, os professores responsáveis pelos 09 projetos Premiados e os 06 projetos Menção Honrosa - que desenvolvem suas atividades em várias regiões do Estado de São Paulo, participarão da cerimônia de premiação cuja data será anunciada em breve.

A comissão organizadora e os membros das bancas avaliadoras desse relevante Prêmio FEI-INOVA, parabenizam os vencedores e todos os demais participantes desse prêmio, pela excepcional qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza e afirmam - como observado por um dos avaliadores, "se tratar sobretudo, de iniciativas consistentes, engajadas e acima de tudo focadas no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus alunos" !


Parabéns e até nosso encontro na cerimônia de premiação !



Comissão Organizadora 

Curso de Administração da FEI  e  Agência de Inovação INOVA Paula Souza


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Os primeiros lugares foram para os projetos de campanha de orientação a entidades assistenciais, criação de consultoria administrativa e implantação de QR Code em sala de aula 


 (fonte: Press Release da Assessoria de Comunicação da FEI - 26Março2015)

 

Foi difícil decidir entre vários bons projetos, segundo a organização. Em uma grande disputa, os vencedores concorreram com dezenas de projetos de alta qualidade, inscritos ao Prêmio FEI-INOVA Paula Souza, uma iniciativa inédita no Brasil, promovida em parceria pelas duas instituições e destinada a professores de Escolas Técnicas do Estado de São Paulo - Etecs. 


O Prêmio é um reconhecimento de experiências novas de ensino, em que foram selecionados três projetos em cada categoria: Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação. Os outros seis, de práticas pedagógicas, recebem menção honrosa. A cerimônia de premiação será realizada dia 23 de abril, às 15h, no campus São Paulo da FEI.


Os primeiros lugares serão premiados com 3 mil reais; os segundos lugares, 2 mil e os terceiros lugares, mil reais. “Recebemos propostas excelentes, que contribuem em muito para a formação dos alunos das escolas técnicas. Por isso, o premio de incentivo é tão importante, da mesma forma que dar visibilidade a esses projetos”, diz Edson Sadao, professor do curso de Administração da FEI um dos coordenadores do Prêmio.


Na próxima etapa do Prêmio, no mês de abril, será criada uma plataforma online com os projetos premiados, que poderão ser compartilhados entre todos os professores da rede das Etecs em São Paulo. Haverá ainda curso de capacitação para professores pré-selecionados inscritos no Prêmio. “A parceria entre a FEI e o Centro Paula Souza visa capacitar os docentes contribuindo principalmente para a melhoria nos planos de ensino”, afirma o professor Oswaldo Massambani, diretor da Agência de Inovação INOVA Paula Souza.

 

Os vencedores

 

O vencedor da categoria Empreendedorismo é o projeto do professor do curso Técnico em Administração da Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão (Perus/SP), Silvio Rodrigo dos Reis Prestar: alunos do Ensino Médio, por meio de uma empresa Junior, prestam serviços de consultoria administrativa, contábil e logística a microempresas da região de Perus, bairro da zona Norte de SP. Intitulado “Criação, implantação e administração de empresa júnior”, o projeto visa aprimorar a capacidade e habilidade gerencial, oratória e escrita dos alunos e proporcionar uma compreensão da vivência profissional, além de melhorar a gestão interna das empresas e o desenvolvimento econômico do bairro.


O projeto envolveu um estudo detalhado das empresas escolhidas e de seus problemas. Na consultoria prestada à LM Games, por exemplo, os alunos identificaram que a loja de videogames precisaria de uma melhoria no espaço físico e de estímulo motivacional dos funcionários. Então, os estudantes transformaram o espaço em um ambiente agradável para os clientes se sentirem mais à vontade. “Os próprios vendedores perceberam aumento no movimento da loja por causa do visual mais atrativo. Esse processo é importante para os alunos, que acabam adquirindo maior preparação para o mercado de trabalho”, afirma o professor Bezerra Brandão. O projeto terá continuidade nos próximos anos.


Na categoria Sustentabilidade venceu o projeto de Silvia Helena Ferreira Pagliarini Zen Gorayeb, professora da Etec José Martimiano da Silva, de Ribeirão Preto/SP. Intitulado "Cidadania Atuante", a ideia do projeto é buscar a participação solidária dos alunos na comunidade, por meio de uma campanha para ajudar entidades assistenciais, onde os alunos executam tarefas de acordo com a área de estudo. Os alunos do curso de Edificação, por exemplo, sugerem melhorias físicas, acessibilidade, orientações para economia de água e energia e plantio de árvores; já os estudantes do curso de Saúde Bucal são encarregados de desenvolver palestras, tanto para crianças e adolescentes, quanto para idosos. O intuito é ampliar os ensinamentos éticos e comportamentos sustentáveis, aliados aos conhecimentos técnicos adquiridos nos cursos.


A iniciativa também envolve doações às entidades. Na primeira campanha, no primeiro semestre de 2014, foram arrecadados 1.520 unidades de água de coco, 2.500 garrafas de suco e 380 pacotes de fraldas descartáveis, doados ao Lar Cantinho do Céu, que abriga pessoas com paralisia cerebral. Na campanha seguinte, no segundo semestre do ano, o Lar Espírita de Amparo ao Idoso André Luiz recebeu 320 pacotes de fraldas geriátricas. No total, foram arrecadados 50% a mais de produtos do que o esperado.


Para o ano de 2015, foram estabelecidas algumas melhorias para a continuidade do projeto: ministrar palestras, definidas pelos alunos do curso técnico em Serviços Jurídicos, sobre código do consumidor, estatuto da criança e adolescente, estatuto dos idosos, trabalho voluntário e benefícios previdenciários.


O primeiro lugar na categoria Inovação é o projeto “Ensinando com QR CODE”, de autoria de Alison da Rocha Alves, professor da Etec zona Sul - Extensão CEU (bairro Vila Rubi/SP). A ideia é utilizar o Quick Response – QR Code (Código de Resposta Rápida) em sala de aula. O professor disponibiliza um tipo de código de barras, chamado QR Code, no qual o aluno, usando aplicativos gratuitos, escaneia o código através de aparelhos celulares e tablets. Após a decodificação, o código é direcionado a um conteúdo (textos, imagens, vídeos) cadastrado pelo professor. O uso da tecnologia proporciona um melhor aproveitamento do tempo do professor com o aluno, além de mais interação no aprendizado. A prática teve início em 2014 e continuará em 2015.

 

Demais premiados:

 

Categoria Empreendedorismo:

 

2º Lugar – “Criação do plano de negócio na prática”, da professora Larissa Chadi e Silva Carrilho, Etec Antonio Devisate - Extensão EE Monsenhor Bicudo - Senador Salgado Filho (cidade de Marília/SP) - Criação de uma empresa fictícia aplicando um plano de negócios. O objetivo é de unir a teoria e a prática, desenvolvendo todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

 

3º Lugar – “Incubadora ETEC”, professor Helio Moreira da Silva, Etec Prof. Alfredo de Barros Santos (Guaratinguetá/SP) - Criação de uma incubadora (suporte para desenvolver ideias inovadoras) na Instituição. Projetos de discentes e docentes são orientados por alunos voluntários, de acordo com competências e habilidades adquiridas em seu curso.

 

Categoria Sustentabilidade:

 

2º Lugar – “ETEC NH inovando na produção de biodiesel e glicerina”, da professora Juliana Tavares, da ETEC Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida (Novo Horizonte/SP) - Capacitar alunos no reaproveitamento de resíduos utilizando o óleo de cozinha e conscientizá-los para ações sustentáveis. O projeto mostra as reações químicas na transformação do óleo em biocombustível e posteriormente em glicerina, que pode ser aproveitada na produção de velas.

 

3º Lugar – “CurtEENDEDORISMO": uma economia doméstica criativa como alternativa de combate à pobreza”, da professora Joana D’Arc Félix de Sousa, Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (cidade de Franca/SP) - Desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias no processo de curtimento (técnica utilizada na preparação do couro), no qual produtos tóxicos e perigosos foram substituídos por substâncias alternativas da fauna e flora brasileira.

 

Categoria Inovação:

 

2º Lugar – “Jornal histórico”, do professor Alfredo Tiago Oliveira Santos, da Etec Irmã Agostina (Interlagos/SP) - Produção pelos alunos de um jornal histórico: seleção de assuntos abordados, produção das matérias e layout, com matérias sobre períodos diferentes da história, adaptando a linguagem e as imagens de acordo com a época. O objetivo é comparar os diferentes períodos históricos e construir uma linguagem jornalística apropriada à época. O projeto foi aplicado desde 2012 para a disciplina de História.

 

3º Lugar – “Construção colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning”, do professor Bruno Zolotareff dos Santos, Etec (Ribeirão Pires/SP) - Criação de uma plataforma e-learning com sistema colaborativo dos alunos, na qual podem compartilhar conteúdos que considerem interessante ao tema proposto pelo professor.

 

Menções Honrosas

 

Além dos premiados, mais dois projetos de cada categoria foram reconhecidos como merecedores. “Recebemos muitas propostas boas que podem colaborar na capacitação dos educadores do ensino técnico. Tivemos uma grande disputa entre os finalistas, então concebemos como ‘menção de honra’ mais dois projetos de cada categoria”, afirma o professor do curso de Administração da FEI, Edson Sadao. Os projetos que receberam "menção de honra" foram:

 

Na Categoria Empreendedorismo:


  • “Olhar Social”, da professora Vilma Leonor Ribeiro De Nardi Bastos, da Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin (cidade de Taubaté/SP) – Aplicado em 2013 por um grupo de cinco alunas do curso Técnico em Administração para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o projeto visa o empreendedorismo social na arrecadação de armações de óculos usados em benefício à comunidade. O lançamento foi feito em um evento social, quando foram arrecadadas 106 armações. 
  •  “Plano de negócios e abertura de empresas”, de Walkyria Cristina de Santana, professora da Etec Praia Grande. O projeto promoveu um curso de capacitação a 90 docentes, que trocaram experiências e os principais conceitos utilizados em planos de negócios e abertura de empresas. Essa aproximação com o mundo corporativo global permitiu a aplicabilidade na sala de aula e ampliou os conhecimentos dos alunos sobre o empreendedorismo.

 

Na Categoria Sustentabilidade:

  •  “Escambo sustentável – O retorno da troca”, projeto idealizado pela professora Ana Paula Batista do Carmo, da Etec Dra. Ruth Cardoso (São Vicente/SP). Implantado desde 2013, é a doação de produtos por meio da Rede Social. Na primeira versão da ação (hoje já são cinco), foram arrecadados mais de 35 quilos de alimentos e doados à creche Peniel; 200 itens de higiene pessoal ao Lar Vicentino e 200 itens de roupas e objetos usados para o bazar beneficente da Igreja do Carmo.
  • “Lixo eletrônico - eu reciclo e você?”, de Jaqueline Ferreira Domenciano, professora da Etec Francisco Garcia (cidade Mococa/SP). O projeto, instituído em 2011, se empenhou na conscientização, com cartazes e palestras, sobre o correto descarte dos resíduos eletrônicos e a implantação de um posto de coleta de lixo eletrônico. Muitos objetos estavam em perfeitas condições de uso e  foram recuperados, dando origem a novos computadores, que foram encaminhados a instituições sem fins lucrativos. Já os equipamentos não recuperáveis foram para a empresa Led Reciclagem Tecnológica.

 

Na Categoria Inovação:

  • “World café pedagógico: prática inovadora na gestão de aula”, de Elvio Carlos da Costa, professor da Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Araraquara/SP). O projeto insere a metodologia ‘World Café’ no âmbito pedagógico, baseado no livro "O World Café: Dando forma ao nosso futuro por meio de conversações Significativas e Estratégicas", de Juanita Brown e David Isaacs (2007). Trata-se de um método de conversação para promover o diálogo construtivo, no qual os docentes podem conversar livremente, além da sala de aula, sem pressão por resultados. Em um coquetel são estimulados a compartilhar experiências, expor ideias e sugestões, além de desenvolver diversas competências, tais como: trabalho em equipe, cooperação, motivação e liderança.
  •  "Papiro: uma forma inovadora de construir o fluxograma de fabricação do açúcar e do álcool", da professora Maria Graciana Quintanilha Barbosa, da Etec Profª Helcy Moreira Martins Aguiar (município de Cafelândia/SP). O projeto consiste em estimular o aprendizado pela visualização do que seria uma usina em processo de fabricação. Para isso, em 2010, o plano pedagógico foi modificado: a primeira parte da aula seria teórica e em seguida os alunos teriam que construir um desenho em folha sulfite sobre o que tinham aprendido naquela aula. No final do semestre teriam o fluxograma completo de fabricação do açúcar e do álcool.

 

As Bancas examinadoras

 

Além do processo seletivo efetuado pela banca examinadora composta por professores do Centro Paula Souza e por professores da FEI - para definir os ganhadores do Prêmio FEI-INOVA Paula Souza, foi formada uma banca examinadora composta por profissionais de reconhecida competência nas áreas de educação, empreendedorismo, sustentabilidade e inovação: Camila Cheibub Figueiredo, assessora da presidência da Fundação Educar DPaschoal; José Carlos Barbieri, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mantida pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP-FGV; Juliano Seabra, presidente executivo da empresa Endeavor; Marcus Alexandre Y. Salusse, empresário e doutorando em Empreendedorismo na Eaesp-FGV; Maria Amélia Lopes Sampaio, assessora da presidência do Instituto de Cidadania Empresarial - ICE; Ricardo Voltolini, presidente da empresa Ideia Sustentável e Celso Fonseca, coordenador executivo do Observatório de Inovação da  Universidade de São Paulo - USP.



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Os Projetos Classificados para a Fase Final da premiação "Professor Inovador FEI-INOVA 2014"


Os projetos abaixo relacionados - em ordem alfabética pelo nome do autor, são os projetos finalistas selecionados pela banca examinadora mista composta por 9 membros entre professores do CPS e FEI.

A escolha dos 3 melhores projetos a serem premiados em cada categoria, será realizada por uma nova banca examinadora - já designada, composta por especialistas nessas áreas, externos ao CPS e à FEI.

Informamos também que o Prof. Dr. Edson Sadao Iizuka - docente do Depto. de Administração da FEI e um dos coordenadores desse Prêmio FEI-INOVA, entrará em contato - individualmente com cada um dos professores aqui listados, para detalhes sobre a preparação para esta Fase Final.

Devido a ajustes finais necessários, o cronograma será reagendado e em breve notificado nesta mesma página.


A todos os professores inscritos neste Prêmio FEI-INOVA - Edição 2014, será também oferecida a oportunidade de participarem da capacitação programada pela equipe de professores do Curso de Administração da FEI em data a ser divulgada em breve. 
 
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O Prêmio FEI - INOVA Paula Souza - Professor Inovador – Edição 2014, concebido pelos Professores do Curso de Administração da FEI e a equipe da INOVA Paula Souza, visa reconhecer e premiar as práticas docentes inovadoras desenvolvidas nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, voltadas à INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO com foco nas temáticas de sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.

Busca-se identificar práticas docentes que foram realizadas ou que estão em andamento e que trouxeram mudanças, qualitativas e quantitativas, em comparação às práticas anteriores, com o objetivo central de valorizar as experiências significativas no contexto no qual se insere e que trouxeram melhorias no ensino e na aprendizagem dos alunos. 

Todas as experiências que, na percepção dos docentes, tenham sido inovadoras, por mais simples que sejam, poderão ser submetidas neste processo de premiação.

Ao final do processo de premiação, as experiências exitosas serão difundidas entre os docentes das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza através da disponibilização de uma 
plataforma online com os projetos premiados, para serem compartilhados entre todos os professores do conjunto das Etecs do Centro Paula Souza. 

Além disso, está sendo programada a capacitação para cerca de 40 professores inscritos no projeto (e selecionados pelo Centro Universitário da FEI e pelo Centro Paula Souza) que participarão - por 60 horas, de apresentações e discussão das melhores práticas, seminários e workshops sobre metodologias do Creative Learning. "Os professores capacitados serão convidados a apresentar, ao final do curso, projetos de melhoria dos processos de ensino-aprendizagem nas Etecs.


OBJETIVOS DO PRÊMIO

  • Estimular os professores das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza a relatarem suas experiências inovadoras em ensino e aprendizagem que se relacionem às temáticas da sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.
  • Potencializar a pesquisa tecnológica no âmbito acadêmico, difundindo a cultura da propriedade intelectual, da inovação, da sustentabilidade e do empreendedorismo no Centro Paula Souza, motivando pesquisas que permitam o aumento da produtividade e do bem-estar social.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para atividade de ensino e pesquisa visando ao desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem em sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos voltados ao fortalecimento da capacidade inovadora do Centro Paula Souza como instituição de Educação Profissional.
  • Estimular o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que tenham por objetivo o desenvolvimento e a transferência de novas tecnologias e soluções inovadoras para o ambiente produtivo e social.
A participação no Prêmio poderá ser de forma individual ou em equipe.

A premiação, tanto na modalidade individual, como em equipe, será direcionada ao representante responsável pela experiência inovadora de ensino e aprendizagem.

Para efeito deste Prêmio, foram estabelecidas três categorias: Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação, tal como segue:

Categoria SUSTENTABILIDADE:

  • Entende-se por SUSTENTABILIDADE as iniciativas e experiências de ensino e aprendizagem que têm promovido uma compreensão sobre o ecologicamente correto, o economicamente viável e o socialmente justo.
  • Busca-se apreender as práticas de ensino e aprendizagem criativas e inovadoras que estimulem o desenvolvimento ao menos dois dos itens (ambiental, econômico e social) ou mesmo a articulação entre esses três aspectos que compõem o tripé da sustentabilidade. 

Categoria EMPREENDEDORISMO:

  • Entende-se por EMPREENDEDORISMO as iniciativas e experiências de ensino e aprendizagem que têm promovido uma compreensão inovadora sobre a criação de novos negócios, o intraempreendedorismo e o empreendedorismo social.
  • Busca-se apreender as práticas de ensino e aprendizagem criativas e inovadoras que estimulem o desenvolvimento ao menos uma das modalidades referentes ao empreendedorismo (novos negócios, intraempreendedorismo e empreendedorismo social) ou mesmo a articulação entre elas.

Categoria INOVAÇÃO:

  • Entende-se por INOVAÇÃO as iniciativas e experiências de ensino e aprendizagem que têm promovido uma compreensão inovadora sobre o desenvolvimento e a comercialização de produtos e/ou serviços novos; os novos meios de fabricação ou novas formas de prestação de serviços; novos negócios competitivos e sustentáveis e estruturas de gestão flexíveis e dinâmicas.
  • Busca-se apreender as práticas de ensino e aprendizagem criativas e inovadoras que que estimulem o desenvolvimento ao menos um dos itens (produtos/serviços; novos meios; novos negócios e gestão) ou mesmo a articulação entre eles.

“Trata-se de uma iniciativa sem igual no País e que pretende contribuir para o aprimoramento do ensino técnico no Estado de São Paulo, por meio do reconhecimento e capacitação dos principais agentes de educação, os professores”, diz Edson Sadao, professor de Administração do Centro Universitário da FEI.

Cronograma de Atividades

 DESCRIÇÃO DATAS 
 Divulgação do Edital   19/10/2014
*Dia Nacional da Inovação  
 Disponibilização do formulário de Inscrição on-line   20/10/2014
 Período de Inscrição On-line   20/10/2004 a 10/12/2014 
 Divulgação dos Resultados para os Participantes   11/02/2015 
 Solenidade de Premiação   28/02/2015

Formulário

Clique aqui para inscrever seu projeto!


Conheça a premiação e os detalhes no Edital Prêmio FEI-INOVA Paula Souza:

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Prof. Oswaldo Massambani,
7 de out de 2014 18:39