Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

postado em 18 de ago de 2016 13:40 por Marcos de Jesus Cruz   [ 12 de set de 2016 09:29 atualizado‎(s)‎ ]

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada nacionalmente desde 2004. Para sua realização, conta com a colaboração de ministérios, universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais, em especial de Ciência e Tecnologia e de Educação. “Ciência Alimentando o Brasil” é o tema escolhido para a décima terceira edição da SNCT - 2016 que ocorrerá neste ano, nos dias 17 a 23 de Outubro.

A motivação para a escolha baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL).

Em 2016, espera-se alcançar resultados ainda melhores do que os de 2015 que foram os seguintes: 1079 municípios brasileiros organizaram eventos da SNCT; 2600 instituições organizaram eventos para a SNCT; 147 mil atividades realizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

A organização da SNCT- 2016 trabalha em sintonia com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia da Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. Além de estar integrada com as dezenas de instituições públicas locais e regionais; aqui citamos a USP, a UNESP/Bauru e de Botucatu, o Instituto Lauro de Souza Lima, o SESI, o SENAC, o SENAI, o SEST/SENAT, o CIESP/FIESP, a Prefeitura Municipal de Bauru e Secretarias, a Prefeitura Municipal de Lins e Secretarias, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) e as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Bauru, a Associação Brasileira de Indústria Gráfica (ABIGRAF), as Universidades e Faculdades privadas, empresas públicas e privadas, centros de pesquisa e difusão, imprensa, entidades e autarquias públicas e privadas. Para uma atividade extensa e diversificada, mobilizando centenas de voluntários com o objetivo de organizar e conduzir as atividades programadas, que permitem que milhares de estudantes, professores, profissionais e visitantes locais regionais participem com entusiasmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016 (SNCT - 2016).

Veja a programação!!!