I Rodada de Negócios Sociais

postado em 27 de set de 2016 07:17 por Marcos de Jesus Cruz   [ 27 de set de 2016 07:33 atualizado‎(s)‎ ]

I Rodada de Negócios Sociais – Fatec de Mogi das Cruzes

No sábado 24/9 ocorreu a I Rodada de Negócios Sociais na Fatec de Mogi das Cruzes, das 9hs às 16hs.

O evento, coordenado pelos professores Mariana Fraga, Gilberto Cunha e Bruno Panccioni, contou com o apoio do Movimento MakeSense através das facilitadoras Regina Freitas, Gabriela Oliveira, Rafaela Nunes e Sara Silva.

O objetivo foi promover e utilizar as metodologias Barcamp e Hold-up com empreendedores sociais de Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê.

Barcamp é uma metodologia criativa e colaborativa para compartilhamento de conhecimento, habilidades e talentos por meio da exposição da sua ideia com posterior brainstoming com os participantes voluntários.

Hold-up é uma metodologia para solucionar desafios de empreendedores sociais a partir de técnicas empregadas em Design Thinking, permitindo que os participantes aprendessem essas técnicas para resolução de problemas reais.

Participaram, além de empreendedores da região, alunos dos cursos de Gestão em RH e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec-MC.

No período da manhã todos tiveram oportunidade de apresentar suas idéias de negócio através da metodologia Barcamp, expondo suas ideias e posterior brainstoming com os participantes voluntários.

Os empreendedores, na interação com os presentes, discutiram sugestões de melhorias e/ou acréscimos visando tornar suas ideias em negócios com maior possibilidade de sucesso.

No período da tarde houve o Hold-up para a co-criação de soluções junto à empreendedora Thais Taba, ex-aluna de Gestão em Agronegócios da Fatec-MC, para seu atual negócio a EducaAgroBr, que visa ser um centro educacional para envolver adultos e crianças com o meio ambiente promovendo contato com a terra, plantas e a natureza ao redor por meio de vivências e cursos.

Nessa etapa os participantes aprenderam técnicas de Design Thinking aplicadas a resolução de problemas reais.

Para os participantes o evento foi um sucesso. Permitiu que alunos pudessem vencer o medo de “apresentar uma ideia em público” e discuti-la com outras pessoas visando melhorá-la e transformá-la em negócio.

Foi solicitado aos professores o oferecimento de mais eventos como esse, deixando claro para todos a importância do empreendedorismo na região e a disponibilização de “rodadas de negócio” para apoiar tanto os alunos como os empreendedores de fora da faculdade.

Por: Gilberto Cunha

Programa da I Rodada de Negócios Sociais

FATEC Mogi das Cruzes - R. Carlos Barattino, 908 - Vila Nova Mogilar

Sábado: 24/09