HOME‎ > ‎NOTÍCIAS‎ > ‎

Inova Paula Souza registra patente de tecnologia desenvolvida em projeto de alunos da Etec Julio de Mesquita

postado em 30 de set de 2014 16:03 por Ricardo Pupo Larguesa   [ atualizado em 9 de out de 2014 05:20 por Marcos de Jesus Cruz ]

20 de Junho de 2014

A agência Inova Paula Souza solicitou nesta semana o registro da patente do projeto que venceu o Desafio Inova Paula Souza 2014. A partir de agora, os estudantes aguardarão o prazo mínimo de 18 meses para publicação e análise do pedido. O protocolo, porém, já lhes dá prioridade, caso alguém queira patentear algo semelhante.

Além do prêmio de R$ 15 mil aos ganhadores do concurso, os alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Júlio de Mesquita, de Santo André, contaram com os serviços gratuitos da agência de inovação para submeter o pedido de proteção de sua ideia ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Os alunos desenvolveram um protótipo de capacete que permite a abertura e o fechamento da viseira automaticamente, conforme o movimento da moto. Essas informações são colhidas por sensores instalados na roda dianteira, que enviam o sinal por radiofrequência ao capacete.

O requerimento de patente foi feito com o intuito de obter o direito de uso, licenciamento e transferência exclusivos da invenção em nome dos alunos, por um prazo de até 20 anos. Os autores não tiveram custos relativos à redação, depósito e acompanhamento do pedido junto ao INPI. Pagaram apenas as taxas de retribuição do instituto, no valor de R$ 70.
Comments