HOME‎ > ‎

NOTÍCIAS

Busca de Anterioridades, Divulgação da Criação e Ideias não Concretizadas

postado em 22 de set de 2017 11:35 por Marcos de Jesus Cruz   [ 22 de set de 2017 11:43 atualizado‎(s)‎ ]






Busca de Anterioridades, Divulgação da Criação e Ideias não Concretizadas


“Muitos alunos, e mesmo professores, têm dúvidas e anseios quanto a proteção de suas potenciais criações. O processo inventivo pode, e isso é altamente recomendável, passar por uma checagem sobre a área técnica a qual a criação está inserida a fim de descobrir se a invenção a ser desenvolvida já é de conhecimento do público. ”

O Professor Rodrigo Martins Naves da área de Propriedade Intelectual da INOVA Paula Souza descreve o funcionamento do processo de proteção da invenção, e relata o por que de não deixar sua ideia na gaveta.

MBA Gestão da Inovação em Saúde

postado em 3 de fev de 2017 07:00 por Marcos de Jesus Cruz

O Instituto Butantan está com inscrições abertas para a nova turma do MBA Gestão da Inovação em Saúde.


O objetivo do curso é capacitar profissionais para atuar nas áreas de inovação, gestão estratégica, novos negócios, produtos ou serviços, e para transformar pesquisas científicas em produtos inovadores na área de saúde.

“Um diferencial do nosso curso é a reunião de profissionais de diferentes segmentos, aproximando universidades, indústria, público, privado, e possibilitando a convergência e o compartilhamento dessas informações, o que torna o aprendizado muito mais amplo, complexo e completo”, explica a dra. Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, coordenadora geral e de inovação do curso.

O programa busca alinhar estratégias de inovação com o processo de desenvolvimento, desde as ferramentas de pesquisa até a produção e a comercialização de produtos, viabilizando o domínio de todo o arcabouço legal necessário para transferência do conhecimento científico tecnológico, desenvolvido por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) para empresas que têm o interesse em desenvolver e explorar comercialmente a tecnologia, seja por meio de novos produtos, processos ou aplicação em materiais e/ou serviços na área da saúde.

  

Oferece aos participantes uma experiência de aprendizagem executiva, formando recursos humanos preparados para gestão de projetos e de transferência de tecnologia na área da saúde, e para identificação e aproveitamento de nichos de oportunidades nos setores público e privado, estimulando tratamentos de doenças com novos fármacos, diagnósticos, tratamentos cirúrgicos, terapêuticos, além de novos equipamentos.

 

As aulas combinam conteúdo acadêmico ministrado por pesquisadores, com experiências práticas apresentadas por profissionais de mercado. 

 

Com duração de 18 meses, o curso é voltado para profissionais interessados na gestão de projetos inovadores de saúde, órgãos públicos ou empresas, profissionais ligados a programas (CEPIDs, PITE E PIPE da Fapesp, RHAE do CNPq) financiados por agências de fomento e programas de outros órgãos como Finep e BNDES.


O curso contempla ainda profissionais ligados a Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), startups, incubadoras, aceleradoras, órgãos reguladores (Anvisa, INPI, Inmetro e Contract Research Organizations - CROs), servidores estaduais e federais, advogados, engenheiros biomédicos e demais profissionais com atuação na área da saúde; pesquisadores interessados em pesquisa aplicada e empreendedores e investidores que buscam nichos de mercado na área.


Para mais informações acerca do curso e inscrições, acesse o site do MBA: mba.butantan.gov.br

O Santander Universidades promove o intercâmbio de 20 universitários na Babson College, em Boston, nos EUA.

postado em 16 de jan de 2017 02:37 por Marcos de Jesus Cruz   [ 16 de jan de 2017 02:38 atualizado‎(s)‎ ]

https://sites.google.com/a/inovapaulasouza.sp.gov.br/inova-paula-souza/home/noticias/_draft_post-4/image006.jpg
https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/academicxs-game.aspx


O Santander Universidades promove o intercâmbio de 20 universitários na Babson College, em Boston, nos EUA.

 

Em busca de promover a internacionalização dos universitários de uma maneira inovadora, lançamos o ACADEMICXS GAME, um jogo interativo no qual o estudante cria seu avatar, participa de atividades nas trilhas liberadas semanalmente, testa seu inglês e conhecimentos gerais, inclusive sobre empreendedorismo, e ao final, pode ser um dos 20 vencedores da disputa e ir para Boston  com tudo pago.

 

O game tem como público-alvo todos os universitários, clientes do Santander no Brasil, que até o dia 3 de abril, podem baixar o APP Santander Universitário, nos sistemas IOS e Android e começar a jogar. A premiação é composta por 20 bolsas de estudo para um Curso de Empreendedorismo de 2 semanas na Babson College, que é uma das melhores escolas de negócios do mundo, a ser usufruídos nas férias de julho/2017.

 

“Utilizamos a estratégia de gameficação para apresentar nossos benefícios não-financeiros de uma maneira lúdica e leve ao público universitário. O jogo está disponível no APP Santander Universitário para todos os clientes matriculados em qualquer instituição de ensino superior brasileira, em qualquer curso, para que possam ter essa experiência com a nossa marca e, ainda, disputar pela grande chance de estudar Empreendedorismo nos Estados Unidos”, explica o diretor do Santander Universidades, Ronaldo Rondinelli.

 

Além do desempenho no game, os jogadores obtêm pontos adicionais mediante uso de produtos e serviços do Banco, como o cadastro da biometria, acesso ao Internet Banking, download do APP Way e APP Santander, dentre outros. É um game que proverá a disputa dentre universitários de todo o país, e os 20 melhores no ranking final, terão sua viagem garantida para Boston, com tudo pago pelo Santander Universidades. Boa sorte!

 

Mais informações disponíveis no site: https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/academicxs-game.aspx ouhttps://goo.gl/Bd3usC

Facebook: www.facebook.com/santanderuniversidades

Programa ProLíder

postado em 8 de dez de 2016 11:01 por Marcos de Jesus Cruz   [ 8 de dez de 2016 11:07 atualizado‎(s)‎ ]

https://gallery.mailchimp.com/e738220667fa7ee2af401dc54/images/13620279-995b-453d-bab6-3e2619197ceb.png

Programa ProLíder - Processo Seletivo Aberto



A Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa  apoia  institucionalmente o Programa ProLíder  e que esta com o processo seletivo aberto para 2017. Inscreva-se: http://bit.ly/prolider2017


O ProLíder é um programa de desenvolvimento de lideranças jovens que consiste em debater o cenário atual brasileiro, junto a grandes referências em diversas áreas, visando à criação de projetos de melhorias ou empreendimentos que contribuirão para o desenvolvimento do país. Com uma metodologia inovadora, forma um movimento que reúne talentos comprometidos com a sociedade e com atitudes empreendedoras.


O processo seletivo para a próxima turma está aberto para jovens de 17 a 34 anos . Inscreva-se: http://bit.ly/prolider2017


Johnson & Johnson Innovation lança um desafio sobre Envelhecimento Populacional para empreendedores emergentes na área de saúde focando startups no Brasil

postado em 7 de dez de 2016 10:46 por Marcos de Jesus Cruz

Johnson & Johnson Innovation lança um desafio sobre Envelhecimento Populacional para empreendedores emergentes na área de saúde focando startups no Brasil

A expectativa de vida da população tem aumentado globalmente e está mudando nossa perspectiva em relação à idade madura. Ambientes e hábitos mais saudáveis nos proporcionam um envelhecer de maneira mais gradativa, enquanto avanços da medicina e da tecnologia nos permitem encarar as experiências da velhice de maneira mais positiva e confortável. 

O envelhecimento da população traz inúmeros desafios e oportunidades socioeconômicos e culturais. Pessoas idosas possuem renda per-capita superior a pessoas mais novas, mas gastam menos em bens de consumo devido a uma falta de produtos/soluções específicas para suas necessidades. Em contrapartida, os gastos com saúde são muito mais elevados.

Este novo cenário global despertou o interesse da Johnson & Johnson em investir em parcerias externas, convidando startups a explorar as necessidades e comportamentos dos idosos, a estreitar o relacionamento com este público e a se engajar na busca de soluções nesta área.

Oportunidades existem no mundo todo mas, como uma maneira de incentivar o sistema em crescimento de startups no Brasil, a Johnson & Johnson Innovation está lançando este desafio focando empreendedores baseados no Brasil que estejam desenvolvendo produtos e serviços criativos nesta área. O desafio irá focar: Envelhecimento com saúde, envelhecimento na era do auto-cuidado e envelhecimento na era digital.

Os vencedores receberão mentoria de cientistas, engenheiros e pesquisadores da Johnson & Johnson, exposição às companhias do grupo Johnson & Johnson e 6-meses de incubação tecnológica em um Johnson & Johnson Innovation – JLABS nos Estados Unidos.

Para regras e regulamentos do desafio, por favor acessar: https://openstartups.induct.no/public/pages/Aging-Pop

 

1º HACKATHON FATEC BARUERI

postado em 11 de nov de 2016 14:52 por Marcos de Jesus Cruz   [ 11 de nov de 2016 14:53 atualizado‎(s)‎ ]

HACKATHON FATEC BARUERI


Nos dias 26 e 27 de novembro, a Fatec Barueri realizará o 1° Hackathon.


Neste período, as equipes participantes terão o objetivo de desenvolver um aplicativo na área de seguros. O evento reunirá estudantes das Fatecs dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Sistemas para Internet, Jogos Digitais, Informática para Negócios, Gestão de Novos Negócios e Inovação e Automação Industrial, em uma maratona de desenvolvimento, ideias, criatividade e inovação. 

Hackathon é um evento que reúne grupos criativos para estimular trocas de ideias com a finalidade de solucionar problemas com inovação. Esse evento caracteriza-se como uma maratona que fomenta o empreendedorismo, uma vez que todo desafio lançado para ser solucionado integra tecnologia, ciência e inovação. Um ponto também importante é que alia os conhecimentos acadêmicos às soluções de um problema da realidade de forma criativa e inovadora.


Inscrições gratuitas.

Data limite de inscrição: 20/11/2016 às 23h59

Maiores informações no site do evento...

I Rodada de Negócios Sociais

postado em 27 de set de 2016 07:17 por Marcos de Jesus Cruz   [ 27 de set de 2016 07:33 atualizado‎(s)‎ ]



I Rodada de Negócios Sociais – Fatec de Mogi das Cruzes


No sábado 24/9 ocorreu a I Rodada de Negócios Sociais na Fatec de Mogi das Cruzes, das 9hs às 16hs.

O evento, coordenado pelos professores Mariana Fraga, Gilberto Cunha e Bruno Panccioni, contou com o apoio do Movimento MakeSense através das facilitadoras Regina Freitas, Gabriela Oliveira, Rafaela Nunes e Sara Silva.

O objetivo foi promover e utilizar as metodologias Barcamp e Hold-up com empreendedores sociais de Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê.

Barcamp é uma metodologia criativa e colaborativa para compartilhamento de conhecimento, habilidades e talentos por meio da exposição da sua ideia com posterior brainstoming com os participantes voluntários.

Hold-up é uma metodologia para solucionar desafios de empreendedores sociais a partir de técnicas empregadas em Design Thinking, permitindo que os participantes aprendessem essas técnicas para resolução de problemas reais. 

Participaram, além de empreendedores da região, alunos dos cursos de Gestão em RH e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec-MC.

No período da manhã todos tiveram oportunidade de apresentar suas idéias de negócio através da metodologia Barcamp, expondo suas ideias e posterior brainstoming com os participantes voluntários.

Os empreendedores, na interação com os presentes, discutiram sugestões de melhorias e/ou acréscimos visando tornar suas ideias em negócios com maior possibilidade de sucesso.

No período da tarde houve o Hold-up para a co-criação de soluções junto à empreendedora Thais Taba, ex-aluna de Gestão em Agronegócios da Fatec-MC, para seu atual negócio a EducaAgroBr, que visa ser um centro educacional para envolver adultos e crianças com o meio ambiente promovendo contato com a terra, plantas e a natureza ao redor por meio de vivências e cursos.

Nessa etapa os participantes aprenderam técnicas de Design Thinking aplicadas a resolução de problemas reais.

Para os participantes o evento foi um sucesso. Permitiu que alunos pudessem vencer o medo de “apresentar uma ideia em público” e discuti-la com outras pessoas visando melhorá-la e transformá-la em negócio.

Foi solicitado aos professores o oferecimento de mais eventos como esse, deixando claro para todos a importância do empreendedorismo na região e a disponibilização de “rodadas de negócio” para apoiar tanto os alunos como os empreendedores de fora da faculdade.

Por: Gilberto Cunha

Programa da I Rodada de Negócios Sociais

FATEC Mogi das Cruzes - R. Carlos Barattino, 908 - Vila Nova Mogilar

Sábado: 24/09

9h00 - Abertura

9h30 - State of the Sense: MakeSense ao redor do mundo

10h30 - Barcamp - metodologia criativa e colaborativa para compartilhamento de conhecimento, habilidades e talentos por meio da exposição da sua ideia com posterior brainstoming com os participantes voluntários

12h00 - Working Lunch (R$ 15,00)

13h00 - Hold-up - Workshop de Design Thinking para solucionar desafios de empreendedores sociais:

- EducaAgroBr

16h00 – Fechamento 

*OBS: Caso não possa permanecer durante todo o evento, priorize as atividades das quais gostaria de participar dentro da programação


Mais informações

               

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

postado em 18 de ago de 2016 13:40 por Marcos de Jesus Cruz   [ 12 de set de 2016 09:29 atualizado‎(s)‎ ]



A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada nacionalmente desde 2004. Para sua realização, conta com a colaboração de ministérios, universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais, em especial de Ciência e Tecnologia e de Educação. “Ciência Alimentando o Brasil” é o tema escolhido para a décima terceira edição da SNCT - 2016 que ocorrerá neste ano, nos dias 17 a 23 de Outubro.


A motivação para a escolha baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL).


Em 2016, espera-se alcançar resultados ainda melhores do que os de 2015 que foram os seguintes: 1079 municípios brasileiros organizaram eventos da SNCT; 2600 instituições organizaram eventos para a SNCT; 147 mil atividades realizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.


A organização da SNCT- 2016 trabalha em sintonia com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia da Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. Além de estar integrada com as dezenas de instituições públicas locais e regionais; aqui citamos a USP, a UNESP/Bauru e de Botucatu, o Instituto Lauro de Souza Lima, o SESI, o SENAC, o SENAI, o SEST/SENAT, o CIESP/FIESP, a Prefeitura Municipal de Bauru e Secretarias, a Prefeitura Municipal de Lins e Secretarias, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) e as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Bauru, a Associação Brasileira de Indústria Gráfica (ABIGRAF), as Universidades e Faculdades privadas, empresas públicas e privadas, centros de pesquisa e difusão, imprensa, entidades e autarquias públicas e privadas. Para uma atividade extensa e diversificada, mobilizando centenas de voluntários com o objetivo de organizar e conduzir as atividades programadas, que permitem que milhares de estudantes, professores, profissionais e visitantes locais regionais participem com entusiasmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016 (SNCT - 2016).


Veja a programação!!!


SP Conecta

postado em 8 de ago de 2016 11:41 por Marcos de Jesus Cruz   [ 8 de ago de 2016 11:52 atualizado‎(s)‎ ]

http://www.investespconecta.com.br/





http://www.investespconecta.com.br/

Evento gratuito reúne ecossistema de startups de todo o Estado na sede da Investe SP

SP Conecta será realizado em 30 de agosto e deve receber mais de 500 pessoas; 40 expositores vão atender os empresários

A Investe São Paulo vai receber a maior parte do ecossistema de apoio a startups do Estado de São Paulo no primeiro SP Conecta, que será realizado na sede da agência em São Paulo no próximo dia 30 de agosto das 8h30 às 14h30. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

A ideia é criar novas conexões entre empreendedores, incubadoras, aceleradoras, acadêmicos, associações e governos para acelerar o desenvolvimento de startups paulistas. Além disso, pretende-se aproximar as startups de grandes empresas e corporações inovadoras.

“Todos sabemos que a cidade de São Paulo é a capital da inovação e do empreendedorismo no Brasil, mas essa é uma oportunidade de reunirmos todos os outros atores importantíssimos nesse processo que estão em outras regiões do Estado. É uma oportunidade única que com certeza vai abrir espaço para outras ações similares no futuro” explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós.

 A agência de promoção de investimentos e exportações é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

O evento vai abrigar mais de 30 players do ecossistema de apoio às startups que estarão à disposição para tirar dúvidas, orientar ou mesmo oferecer seus serviços aos empreendedores. Entre eles, estarão empresas que adotam a inovação aberta, aceleradoras, incubadoras, financiadoras, institutos de pesquisa, associações empresariais e de classe e o próprio governo. Assim, essas instituições poderão mostrar seus serviços e programas de forma individualizada.

A programação também inclui palestras e estudos de caso. Por enquanto, já estão confirmadas as participações de: Cláudio Terra, diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento do Hospital Albert Einstein; Bruno Rondani, head da Wenovate e chairman da Open Innovation Week, além de fundador do movimento 100 Ope Startups; Luiz Ortega, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem;  Paulo Castello, fundador e CEO da Fhinck; Carlos Kokron, diretor de Coporate Venture da Qualcomm e Karla Bertocco, subsecretária de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo.

Confira a grade completa em: http://www.investespconecta.com.br/.

Alunos da Fatec de Barueri no HackCamp na Germinadora

postado em 1 de jul de 2016 07:30 por Marcos de Jesus Cruz   [ 1 de jul de 2016 07:34 atualizado‎(s)‎ ]


FATEC BARUERI NO HACKCAMP DA GERMINADORA


        Alunos de Gestão de Tecnologia de Informação da Fatec Barueri vão participar do HackCamp Germinadora, que nada mais é que uma imersão onde os principais objetivos são aprender de forma colaborativa e dinâmica, de botar na prática e compartilhar as novas ferramentas, tecnologias, metodologias, abordagens, networks, comer e se divertir.

        Além de aprenderem muito durante o final de semana com algumas Startups, que vão estar de olho no talento dos alunos da Fatec Barueri, o evento pode abrir oportunidades para que os alunos possam fazer network com diferentes atores do setor, além da possibilidade do surgimento de trabalhos colaborativos dessas tecnologias.

        O tema do HackCamp desse final de semana é “O Futuro do Desenvolvimento Cross Platform (web e Mobile)” e acontecerá na sede da Germinadora, com o objetivo de desenvolver produtos usando frameworks modernos para o desenvolvimento Cross Platform, além de experimentar com arquiteturas baseadas em reativdade e streams de eventos altamente escaláveis, possibilitando o uso de diferentes plataformas de serviço backend, promovendo a experiência de brincar um pouco com a cognitividade, Deep Learning, dos assistentes virtuais e outros assuntos bem interessantes.


        Veja mais informações do evento em:


        http://www.eventick.com.br/germinadora-hackcamp-crossplat/?code=Fatec#




1-10 of 43