Celebrando o Dia Nacional da Inovação



Dia 19 de Outubro celebramos o Dia Nacional da Inovação... 

entretanto, TODO DIA É DIA DE INOVAÇÃO ! 

Sem dúvida, a Lei nº 12.193 de 14 de Janeiro de 2010, corrobora com o que hoje reconhecemos ser o papel necessário e crucial da inovação enquanto agregação de qualidade e requisito essencial para que o País desenvolva uma economia competitiva, próspera e sustentável, com mais e melhores empregos e salários. 

O Centro Paula Souza ao criar a Agência de Inovação INOVA Paula Souza deu um passo extraordinário para a promoção institucional da Cultura da Inovação. 

Em nome de toda a Equipe INOVA Paula Souza, agradeço a tod@s Diretor@s de Fatecs e Etecs, a seus Professor@s e à toda Comunidade Discente do Centro Paula Souza pelo interesse, apoio e cooperação para a ampla implantação da Política de Inovação INOVA Paula Souza, e aproveito esta data para oferecer-lhes uma visão panorâmica sobre o conjunto das ações em desenvolvimento e já implantadas ao longo deste ano de 2013: 
  1. Gestão da Inovação Aberta – O CPS contribuindo para o aumento da competitividade da empresa paulista 
    1. Credenciamento do Centro Paula Souza para o SEBRAETEC através da FAT para que professores possam ter a oportunidade de atender demandas técnicas e tecnológicas de Microempresas Paulistas; 
    2. Desenvolvimento e operacionalização de projetos de Inteligência Competitiva para apoio à competitividade dos APLs Paulistas através do Núcleo de Inteligência Competitiva INOVA Paula Souza localizado na Fatec Jahu, através de contrato entre a FAT e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do GESP.
  2. Análises Técnicas de projetos de inovação submetidos por empresas à DESENVOLVE SP nas linhas de financiamento cujo foco central é a inovação 
    1. Contrato DESENVOLVE SP com a FAT para a prestação de serviços por pesquisadores do CPS no âmbito das competências dentro das Redes Temáticas INOVA Paula Souza, para a elaboração de relatórios técnicos e de acompanhamento de financiamentos de projetos inovativos propostos por empresas paulistas. 
  3. Lançamento do Sistema de Gestão do Conhecimento INOVA Paula Souza
    1. Sistema criado para mapeamento e gestão do conhecimento do Capital Humano do CEETEPS, visando a estruturação de Redes Temáticas e/ou Grupos de Pesquisas Aplicada em todos os Eixos Tecnológicos. Promove-se a identificação do grau de Habilidades/Competências dos Professores nas áreas de conhecimento do conjunto das disciplinas oferecidas no curso em que atua. Os professores com a mesma natureza de competências passarão a ter a oportunidade de integrar as Redes Temáticas INOVA Paula Souza - um cluster de pesquisadores com mesmo perfil profissional, estruturando assim um portfólio de competências com o objetivo de criar oportunidades para o estabelecimento de um efetivo relacionamento cooperativo, de modo a permitir a cooperação entre pares para o desenvolvimento de projetos com diferentes segmentos da sociedade. 
    2. Na fase de implantação – iniciada nesta data, será elaborada a Amostragem Piloto aplicada aos Cursos de Logística e Logística Aeroportuária. Os Diretor@s das Fatecs que oferecem esses cursos, os quais estão recebendo suas senhas de acesso à essa plataforma e em sequência os seus Coordenadores de Curso, Diretores de Serviços Administrativos e todos seus respectivos professores. 
    3. Após a análise dessa Amostragem Piloto, todos os demais Diretores das demais Fatecs receberão suas senhas, assim como os Coordenadores de Curso e todos os seus respectivos professores. 
  4. Promoção do Empreendedorismo de Oportunidade com foco na Inovação – criando Startups a partir de ideias de alunos, professores e funcionários 
    1. Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS - uma competição de Modelo de Negócios, apresentados via tela do Modelo de Negócios CANVAS, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico, tecnológico e pós-graduação, egressos e professores de Etecs e Fatecs – podendo incluir membros externos à comunidade Centro Paula Souza, que tenham como base ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, buscando atender às necessidades de pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável. 
    2. Patrocínio e Co-realização da DESENVOLVE SP e Patrocínio do SEBRAE-SP. 
    3. Foram inscritos um total de 1.057 projetos apresentados por equipes formadas por Alunos, Professores e Membros Externos à Comunidade Centro Paula Souza. 
    4. Até esta data mais de 500 CANVAS já foram concluídos e postados no web2canvas do Desafio INOVA Paula Souza. 
    5. Foram mais de 250 professores capacitados para apoiar as equipes no desenvolvimento de seus CANVAS e PITCHs. 
  5. Acordo de Cooperação entre a INOVA Paula Souza e o Engineering Innovation Institute da Universidade da Flórida – EUA 
    1. O principal objetivo deste acordo é o desenvolvimento de esforços de cooperação entre a Universidade da Flórida e o Centro Paula Souza, que irá reforçar o intercâmbio acadêmico e de pesquisa entre as duas instituições. Reconhecendo a importância da colaboração mutual e as contribuições para a sociedade feita por instituições de ensino superior, as partes desejam promover o intercâmbio entre os docentes e alunos das duas instituições, bem como a troca de informações acadêmicas e de pesquisa. 
  6. Curso de Capacitação de Criando Oportunidades Empreendedoras: APRENDER FAZENDO 
    1. Sessenta (60) professores de Fatecs e Etecs selecionados regionalmente para participarem deste curso de capacitação, tendo como Tutor o Professor Erik Sander - Diretor do Engineering Innovation Institute da Universidade da Flórida, com o objetivo de transferir a metodologia “Startup Factory” a partir de ideias propostas pelas equipes de alunos. 
    2. Esse curso tem o apoio da Prefeitura Municipal de Praia Grande e também do USPTO – Governo dos EUA. 
  7. Apoio ao registro de Propriedade Intelectual 
    1. Advogados professores de Fatecs e Etecs integram equipe de Propriedade Intelectual já estão oferecendo apoio para a elaboração do processo de registro junto ao INPI. 
    2. Processo de co-titularidade UNESP e CPS foi elaborado entre a Agência UNESP de Inovação e a INOVA Paula Souza para o registro de patente desenvolvida por pesquisadores da UNESP com a participação do Prof. Roberto Antonio Colenci da Fatec Botucatu, numa ação técnica exemplar desenvolvido pelo professor Rodrigo Naves – Etec Angelo Cavalheiro – Serrana. 
  8. Estudos Estratégicos de Prospecção Tecnológica 
    1. Equipe de Prospecção Tecnológica submete artigo para o III Congresso Brasileiro de Prospecção Tecnológica intitulado: ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EXISTENTE NAS BASES DE PATENTES COMO CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO NÍVEL TÉCNICO E TECNOLÓGICO. 
    2. Pesquisando sobre o tema “Pneus com Baixa Resistência ao Rolamento” por sua relevância e impacto sobre o consumo de combustíveis e consequente benefício ao meio ambiente, aspectos atualmente importantes levados em consideraçãoo pelas montadoras e pelos fabricantes de pneus, a equipe formada pelos professores Denys Eduardo Biaggi Etec Polivalente, Gilberto José da Cunha – Fatec Mogi das Cruzes, Luciana Aparecida Ferrarezi – Fatec Taquaritinga, Nilson Carlos Duarte da Silva – Fatec Praia Grande e Oswaldo Massambani, discutem a importância de difundir a informação tecnológica existente nas bases mundicais de patentes para fins educacionais e formativos dos estudantes do ensino técnico e tecnológico.
Comments